Chronologia Kairológica

Lembrar

4. lembrarb

“Quando eu for embora, vou sentir saudades do mar”.
Foi dessa sensação futura que criei certa obsessão pelo registro. Por relatos anteriores, criei uma memória de saudades em tempos de espera. Ainda não havia deixado o mar e mudado-me para São Paulo, mas todos os dias criava uma lembrança observando-o, para que quando estivesse longe, pudesse lembrar daquelas sensações-imagens.
E então eu o fotografei. Vigiei-o semana após semana, até o dia anterior à minha mudança. Agora, num momento quase presente, iço estas lembranças por um fio poroso, aberto às interferências. Lembro-me da primeira foto tirada, mas acrescento a ela uma romantização de origem. Foi num momento de insônia, atenta ao clarão do amanhecer. Vestida em longos trajes púrpura, com cabelos soltos, tocados pelo vento, a mão trêmula encontrava no parapeito da varanda o apoio necessário para a criação do registro fotográfico único. Matéria que apossada constituiria em síntese tudo o que pudesse vir a sentir de saudade – desde o mar, as pessoas e os grãos.
Esse dia passado existiu, como os outros dias; a foto foi tirada, mas a lembrança criada e rememorada tantas vezes se perdeu em detalhes impossíveis de se comprovar.
A obsessão em contar o tempo, em preencher a ansiedade pela mudança com registros de resgate, tornou possível a existência contínua de um passado; de um tempo contado como uma memória imaginada.

Anúncios
Este post foi publicado em setembro 27, 2013 às 7:34 pm. Ele está arquivado em Uncategorized e marcado , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: